DICAS DE COMO COMPRAR UM IMÓVEL USADO

A compra de um imóvel é sempre um momento de muita alegria, mas gera também muita ansiedade e as vezes insegurança. Afinal, muito mais do que uma simples compra, essa escolha significa a realização de um sonho.
Se precisamos estar atentos na compra de um imóvel em lançamento, imagine de um que já foi habitado. Por isso, identifiquei seis dicas, fundamentais, que devem ser observadas no momento da compra, para garantir uma compra segura e tranquila.

1 – Procure um especialista, um corretor de imóveis:
O corretor credenciado é um profissional especialista em assuntos imobiliários. Ele está preparado para pesquisar entre as diversas opções oferecidas pelo mercado a fim de indicar o imóvel que melhor atenda às suas necessidades, visando garantir a sua satisfação e um processo seguro de compra.
É fundamental estabelecer um relacionamento de confiança com o corretor. Conte as suas expectativas, necessidades e gostos.
Caberá ao corretor entender seus anseios e orientá-lo na compra de um imóvel que gere o seu bem-estar e de sua família, além do retorno do investimento.

2 – Visite o imóvel em condições diferentes
Depois de identificado o seu perfil de moradia, com o auxílio de um corretor de imóveis é hora de ir a campo, visitar os imóveis. Tenha tranquilidade na hora de fechar o negócio. É importante entender que essa escolha deve ser feita de maneira equilibrada, pois um processo de mudança deve visar ao conforto e ao bem de quem compra e de sua família.
Por isso, visite o imóvel de dia e à noite. Confira algumas particularidades do local.
Verifique por exemplo, a influência da posição do sol para luminosidade dos ambientes, se os barulhos da região irão impactar na sua qualidade de vida. Teste também a vaga de garagem: se ela comporta o modelo do seu automóvel ou se é de fácil manobra. São os detalhes que farão a diferença para sua satisfação.

3 – Observe a vizinhança
Analisados todos os detalhes do imóvel, agora você deve conhecer a vizinhança. Os seus vizinhos vão influenciar direta e indiretamente no seu dia a dia. Por isso, é importante ter a clareza dos seus objetivos e preferências.
Desse modo, se pergunte que perfil de vizinhança você gostaria de ter por perto. Essa reflexão deve levar em consideração não só o tipo de pessoas que estarão próximas a você, mas também o que o bairro tem a oferecer e se esse perfil atende aos seus objetivos.
Além disso, essas escolhas geram impacto sobre a valorização do seu imóvel. Sendo assim, analise esses fatores com uma visão estratégica.

4 – Leia o estatuto do condomínio
Identificou o imóvel e verificou se ele atende as suas expectativas? Não deixe de ler o estatuto do condomínio. Nele constarão as regras, os direitos e deveres dos condôminos.
Você deve observar se essas normas satisfazem ao seu projeto de vida.
Avalie se é permitida a entrada de animais de estimação, por exemplo. Conhecer essas diretrizes é fundamental caso você já possua algum bichinho ou planeje criar algum, pois evitará futuras frustrações ou conflitos.
Viver em condomínio é viver compartilhando com os vizinhos. Muitas vezes os seus prazeres deverão estar alinhados com os prazeres coletivos. Pesquise bem antes de fechar o negócio.

5 – Analise o boleto do condomínio
Além de conhecer as regras de convivência, se atente também ao boleto do condomínio. Confira qual é a taxa real de pagamento, se existe alguma tarifa extra como a de reforma de portaria, por exemplo, ou outros serviços. Verifique, principalmente, se esses valores estão de acordo com o seu orçamento.

6 – Confira a documentação
Depois de analisados com atenção todos esses fatores e ter encontrado o imóvel que atendeu as suas necessidades, chega a hora de fechar negócio.
Antes, porém, todos os documentos do imóvel e do vendedor devem ser analisados. Por isso, a consultoria de um corretor de imóveis é a mais indicada, pois esse profissional tem a qualificação necessária para analisar a validade e a credibilidade dos documentos.
É no período de pesquisa pelo imóvel que você deve testar todas as possibilidades que os empreendimentos têm a lhe oferecer. E é uma busca detalhada que vai garantir uma vivência harmoniosa.
Entender esses fundamentos e tentar colocá-los em prática são atitudes essenciais na hora da compra do imóvel. .

IMPORTANTE:
Atentar na escolha do profissional especialista, que lhe transmita segurança, pois ele vai ajudá-lo em todo processo.
Todas essas informações e documentação serão providenciados com a ajuda deste profissional.

E aí? Gostou das dicas de como comprar um imóvel usado? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!